quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Breve historial


Breve historial
A Sociedade Recreativa e Dramática Eborense, colectividade sem fins lucrativos, teve as seus primórdios com a fundação do Grupo Recreativo e Dramático Eborense", em 25 de Abril de 1897.

Em 16 de Novembro de 1910, passou a designar-se por "Sociedade Recreativa e Dramática Mocidade Eborense" e, em 1 de Março de 1940, adoptou a denominação de Sociedade Recreativa e Dramática Eborense ", também conhecida por Antiga Mocidade", sediada em edifício próprio na freguesia da Sé, cidade de Évora.
Desde que foi fundada tem dedicado a sua actividade ao serviço do Recreio e da Cultura dos seus associados prémios de interpretação e encenação e várias menções honrosas, chegando a estar presente em seis finais dos concursos.
No domínio cultural tem especial relevo o TEATRO, destacando-se a participação do seu Grupo Cénico em Concursos de Teatro Amador, ganhando dois primeiros prémios, respectivamente em 1959 e 1963.

A Sociedade organizou durante anos seguidos a campanha teatral “0 Teatro procura do Povo". Para isso montou palcos em todos os bairros da cidade e em quintas dos arredores, exibindo espectáculos completamente gratuitos, não só aí, mas também através do país. Participou em vários festivais de teatro conjuntamente com outros Grupos Cénicos de reconhecido mérito nacional.
Em 95 anos de actividade levou a cena obras teatrais de mérito notável tanto de autores portugueses como estrangeiros, nomeadamente Joaquim Paço d'Arcos, Luís Francisco Rebello, Arnaldo Leite, Campos Monteiro, Ramada Curto, Joaquim Sabino de Sousa, Carlos Tomás Cebola, Miguel Barbosa, Luís Sttau Monteiro, Miguel Torga, Eduardo Schwalback Lucci, Robert Thomas, etc..

Ainda no âmbito cultural tem organizado com assinalável êxito quer a nível nacional, quer internacionais Jogos Florais do Alentejo. Tem promovido também concertos, conferências, exposições, etc.
No campo recreativo destacam-se as comemorações de efemérides com as suas festividades próprias como bailes populares, convívios de idosos, jogos e torneios abertos.
Pelo seu historial, património e iniciativas recreativo culturais foi reconhecida pelo Governo Português, em 1989, como instituição de Utilidade Pública
A Sociedade Recreativa e Dramática Eborense tem contribuído de modo excepcional para a projecção do nome da cidade de Évora PATRIMÓNIO MUNDIAL, tendo-lhe sido atribuído, pela CME a Medalha de Mérito Municipal, Classe Ouro e pelo Governo Português a Medalha de Mérito Cultural.

Sem comentários:

Enviar um comentário